terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Doutrina da Predestinação Que Foi Rejeitada em Dort

Dort:

E esta é a declaração, perspicaz, simples e sincera da doutrina ortodoxa com respeito aos cinco artigos que têm sido controversos nas Igrejas Belga, e a rejeição dos erros, com os quais eles tem sido por algum tempo perturbados. O Sínodo julga que esta doutrina como traçada a partir da Palavra de Deus, e em concordância com as confissões das Igrejas Reformadas. De onde é evidente que alguns, cuja conduta de forma inapropriada, tem violado toda a verdade, eqüidade e caridade, pretendendo persuadir o público:

- de que a doutrina das Igrejas Reformadas sobre a predestinação, e os pontos a ela anexa, pelo seu próprio caráter e tendência necessário, desvia as mentes dos homens de toda a piedade e religião;

-de que ela [a doutrina das Igrejas Reformadas] é um ópio administrado pela carne e pelo diabo; e a fortaleza de Satanás, onde ele se encontra à espera de todos, e da qual ele fere multidões, e atinge mortalmente muitos com os dardos de desespero e segurança;

- de que ela [a doutrina das Igrejas Reformadas] faz de Deus o autor do pecado, injusto, tirânico e hipócrita;

- de que ela [a doutrina das Igrejas Reformadas] não passa de um de um renovado Estoicismo, Maniqueísmo, Libertinismo e Islamismo.

- de que ela [a doutrina das Igrejas Reformadas] torna os homens carnalmente seguros, uma vez que são persuadidos por ela que nada pode impedir a salvação dos eleitos, deixando-os viver como quiserem, e, portanto, podem cometer, em segurança, todas as espécies de crimes mais atrozes, e que, mesmo se o réprobo viesse a realizar verdadeiramente todas as obras dos santos, sua obediência não contribuiria em nada para a sua salvação;

-de que a mesma doutrina [isto é, a doutrina das Igrejas Reformadas] ensina que Deus, por um mero ato arbitrário de Sua vontade, sem a menor consideração com qualquer pecado, predestinou a maior parte do mundo à condenação eterna, e os criou para este fim,

-de que da mesma forma que a eleição é a fonte e a causa da fé e das boas obras, a reprovação é a causa da incredulidade e da impiedade;

-de que que muitas crianças dos fiéis são arrancados, sem culpa, dos seios de suas mães, e tiranicamente mergulhadas no inferno, de modo que nem o batismo, nem as orações da Igreja em seu batismo podem aproveitar para elas,

- e de muitas outras coisas do mesmo tipo que as Igrejas Reformadas não apenas não reconhecem, mas DETESTAM de toda a sua alma.

Portanto, este Sínodo de Dort, no nome do Senhor, evoca todos que piedosamente invocam o nome de nosso Salvador Jesus Cristo para julgar a fé das Igrejas Reformadas, não pelas calúnias que se amontoam sopre ela por todos os lados, nem pelas expressões particulares de alguns poucos mestres antigos e modernos, os quais são, muitas vezes, citadas desonestamente, ou corrompidas e deturpadas para um significado completamente alheio à sua intenção, mas a partir das confissões públicas das próprias Igrejas e, a partir desta declaração da doutrina ortodoxa , confirmada pelo consentimento unânime de cada um de todos os membros do Sínodo. Além disso, o Sínodo adverte os caluniadores a considerar o terrível julgamento de Deus que os espera, por sustentar falso testemunho contra as confissões de tantas Igrejas, por afligir as consciências dos fracos, e pelo esforço de tornar suspeita a sociedade dos verdadeiramente fiéis .

Finalmente, este Sínodo exorta todos os seus irmãos, no evangelho de Cristo, a comportar-se piedosamente e religiosamente ao sustentar esta doutrina, tanto nas universidades quanto nas igrejas; dirigi-las tanto no discurso quanto por escrito para a glória do nome Divino, para a santidade de vida, e para a consolação das almas aflitas; regular através da Escritura, de acordo com a analogia da fé, não só os seus sentimentos, mas também a sua linguagem, e se abster de todas essas frases que excedem os limites necessários a serem observados em determinar o sentido genuíno das Sagradas Escrituras, as quais pode fornecer aos sofistas insolentes um pretexto para atacar violentamente, ou mesmo caluniar, a doutrina das Igrejas Reformadas.

Possa Jesus Cristo, o Filho de Deus, que, sentado à direita do Pai, dá dons aos homens, santificar-nos na verdade; trazer à verdade aqueles que erram; fechar a boca dos caluniadores da sã doutrina e revestir os fiéis ministros da sua Palavra com o espírito de sabedoria e discrição, para que todos os seus discursos possam tender para a glória de Deus e para a edificação dos que ouvem. Amen.

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=283

Sem comentários:

Enviar um comentário