terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ambrósio (337?-397): A Fonte de Uma Idéia

Cristo Sofreu pela Igreja

1) 47. Mas ele não estava tão ansioso assim para deixar de lado a cautela. Ele chamou o bispo, e estimando que não houvesse verdadeira gratidão a não ser aquela que brota da fé verdadeira, ele perguntou se ele concordava com os bispos católicos, isto é, com a Igreja Romana. E, possivelmente, naquele lugar a Igreja do distrito estava em cisma. Porque naquele tempo Lúcifer tinha retirado a nossa comunhão, e embora tivesse sido exilado pela fé, e tivesse deixado herdeiros de sua própria fé, ainda assim meu irmão não achava que poderia haver verdadeira fé em cisma. Pois, embora os cismáticos guardassem a fé em Deus, ainda assim não guardavam a Igreja de Deus e alguns daqueles membros sofreram como se estivessem sendo divididos e suas partes rasgadas. Porque, uma vez que Cristo sofreu pela Igreja, e a Igreja é o corpo de Cristo, não parece que a fé em Cristo é demonstrada por aqueles por quem sua paixão é feita de nenhum efeito, e que dividem Seu corpo. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:168-169.

1)"Um certo credor", diz ele, "tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro cinqüenta" [São Lucas 7:41]. 24. Quem são esses dois devedores se não os dois povos, o dos judeus e o outro o dos gentios, em dívida ao credor do tesouro celestial? Ele diz: "Um lhe devia quinhentos denários, o outro cinqüenta" [St. Lucas 7:41]. Extraordinário é que a imagem do rei está escrita na moeda de um centavo, a qual carrega a marca do Imperador [cf. São Marcos 12:15-16]. Para este Credor nós não devemos riqueza material, mas esforços de mérito, as contas das virtudes, o valor do que é medido pelo peso da seriedade, a semelhança da justiça, o som da confissão.

Ai de mim se eu não tiver o que tenho recebido, verdadeiramente, porque só com muita dificuldade alguém pode pagar toda a dívida para este Credor; ai de mim se eu não pedir: "Perdoa minha dívida". Porque o Senhor não teria nos ensinado a orar pedindo que nossos pecados sejam perdoados [cf. São Mateus 6:12] se não soubesse que alguns só com dificuldade seriam devedores dignos [cf. São Lucas 11:04]. 25. Mas qual é o povo que deve mais se não nós por quem mais é crido? As palavras de Deus foram cridas por eles [cf. Romanos 3:2], mas seu nascimento virginal por nós. Vós tendes o talento [cf. São Mateus 25:15], o nascimento virginal; vós tendes o centuplicado fruto da fé [cf São Mateus 13:08]. Emanuel foi crido, Deus conosco [cf. São Mateus 1:23], a cruz, a morte e a ressurreição do Senhor foram cridas..

Embora Cristo tenha sofrido por todos, ainda assim Ele sofreu por nós particularmente, porque Ele sofreu pela Igreja. Portanto, não há dúvida de que aquele que recebeu mais, deve mais [cf. São Lucas 12:48]. E para mim, talvez aquele que deve mais tenha ofendido mais, entretanto pela misericórdia do Senhor, o caso é alterado, de modo que aquele que devia mais ama mais, se ele, não obstante, atinge a Graça. Pois aquele que a possui retribui, na medida em que ele possui, porque a posse consiste na retribuição e a retribuição na posse. 26. E, portanto, não há nada que possamos retribuir dignamente a Deus – o que podemos retribuir pelo dano da Carne que Ele assumiu, pelos golpes, pela cruz, pela morte e pela sepultura? Ai de mim se eu não o amar! Ouso dizer que Pedro não retribuiu e desse modo amou mais; Paulo não retribuiu – ele, certamente retribuiu morte por morte, mas não retribuiu outros débitos, porque ele devia muito. Eu ouço ele mesmo dizer porque não retribuiu: "Quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?" [Romanos 11:35]. Mesmo se fôssemos retribuir cruz por Cruz, morte por Morte, nós retribuiríamos porque nós possuímos todas as coisas Dele, por Ele e Nele [cf. Romanos 11:36]. Portanto, vamos retribuir amor pela nossa dívida, caridade pela dádiva, graça pela riqueza; porque aquele a quem mais é dado mais ama [cf . São Lucas 7:42-43]. Saint Ambrose of Milan, Exposition of the Holy Gospel According to Saint Luke, trans. Theodosia Tomkinson (Etna: Center for Traditionalist Orthodox Studies, 1998), 201-202.


Cristo Veio Para Redimir A Todos:


1) 7. No entanto, era adequado que uma nova maneira fosse preparada diante da face do novo Conquistador – porque um Conquistador é sempre, por assim dizer, maior e mais grandioso em pessoa do que os outros, mas, porquanto os Portões da Justiça, que são os Portões do Antigo e do Novo Testamento, pelos quais o céu é aberto, são eternos, eles, certamente, não mudaram, mas aumentaram, pois não era meramente um homem, mas todo o mundo que entrou, na pessoa do Redentor. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:264.


Cristo Morreu Pela Salvação do Mundo:


1) 70. Ele não fez o trabalho sem o Pai; não [foi] sem a vontade do Pai que Ele ofereceu a Si mesmo para aquela mais santa Paixão, a Vítima morta para a salvação de todo o mundo; não [foi] sem a vontade concordante do Pai que Ele trouxe os mortos de volta à vida. Por exemplo, quando ele estava a ponto de ressuscitar Lázaro, ergueu os olhos e disse: "Pai, eu Te agradeço, por isso, porque me ouviste. E eu sei que tu sempre me ouves, mas por causa da multidão que está em volta, falei, para que creiam que tu me enviaste ", a fim de que, apesar de falar agradavelmente às características de homem que Ele assumiu, na carne, 2398 Ele ainda pôde expressar sua unidade com o Pai na vontade e na operação, na qual o Pai ouve tudo e vê tudo o que o Filho quer, e portanto, também o Pai vê os feitos do Filho e ouve as declarações de Sua Vontade, porque o Filho não fez nenhum pedido, mas ainda assim disse que tinha sido ouvido. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:271,


Os pecados do mundo


1) 3. Mesmo naquela época foi declarado em um mistério que o Senhor Jesus na Sua carne, ao ser crucificado, tirou os pecados do mundo todo, e não apenas os atos do corpo, mas também os desejos da alma. Porque a carne do cordeiro refere-se aos pecados de ação e o caldo da carne às tentações do desejo, como está escrito: "Porque as pessoas cobiçaram um desejo mal, e disseram : Quem nos dará carne para comer?" E o anjo, em seguida, estendeu diante deles sua vara e tocou a rocha, de onde o fogo saiu, demonstrando que a Carne do Senhor, sendo cheia do Espírito Divino, iria queimar todos os pecados da debilidade humana. Por isso, também, o Senhor diz: "Eu vim lançar fogo sobre a terra." Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:93.

2) 101. E assim, uma vez que foi separado de seus pais pela piedade, não por causa da impiedade, ele falou com Deus, aumentou em riquezas, em filhos e em favor. Nem estava ele exultando por estas coisas quando se encontrou com seu irmão, mas curvou-se humildemente diante dele, na verdade, não por considerá-lo impiedoso, furioso ou depravado, mas era a Deus a quem ele reverenciava no irmão. E então se inclinou sete vezes, que é o número da remissão, porque ele não estava se curvando ao homem, mas Àquele que previu no Espírito, o qual futuramente viria em carne humana para tirar os pecados do mundo. E esse mistério se revela a você na resposta dada a Pedro, quando ele disse: "Se o meu irmão pecar contra mim, quantas vezes devo perdoar? Até sete vezes? " Você vê que a remissão dos pecados é um tipo daquele grande Sábado, do descanso da eterna graça, e, portanto, é dada para contemplação. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:471-472.


Referências ao Cordeiro de Deus (Amostra)


1) Mais tarde, João utiliza o cordeiro, que "tira os pecados do mundo", como exemplo; e ensina-lhe claramente a encarnação Dele, Daquele que tinha falado antes, diz: "Este é aquele de quem eu disse antes: Depois de mim virá um homem, que é feito antes de mim ", a saber, de Quem eu disse que Ele foi "feito" como sendo homem, não como sendo Deus. No entanto, para mostrar que Ele era antes do mundo, e nenhum outro, que se fez carne, para que não devemos supor dois filhos de Deus, ele acrescenta: "porque ele foi antes de mim." Se as palavras "foi feito" estivessem se referindo à geração divina, que necessidade havia de que o escritor adicionasse isso, e se repetisse? Mas, após ter dito, no que diz respeito somente à Encarnação "Depois de mim virá um homem, que é feito antes de mim", ele acrescentou: "porque ele era antes de mim", porque era preciso ensinar a eternidade da Divindade [de Cristo]. E esta é a razão pela qual São João reconheceu a prioridade de Cristo, para que Ele, Que é o eterno poder de Seu próprio Pai, pudesse ser apresentado como considerado com a devida preferência. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:252.


Pecados do Povo


1) 85. Vamos ver o que segue: "Porque, na verdade, Ele não colocou [imediatamente] sobre Ele a natureza dos anjos, mas da descendência de Abraão. E assim ele foi capaz de ser feito completamente semelhante a seus irmãos em todas as coisas, para que Ele pudesse se tornar um príncipe compassivo e fiel, um sacerdote de Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo, porque naquilo que Ele próprio sofreu, Ele é capaz também de ajudar os que são tentados. Portanto, irmãos mais santos, vós que tendes cada um sua parte na vocação celestial, considerai ao Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, sendo fiel ao Seu Criador, como Moisés foi em toda sua casa.” Estas, então, são as palavras do Apóstolo.

86. Você vê o que isso é em respeito ao que o autor diz que Ele é criado: "Na medida em que Ele tomou sobre Si a semente de Abraão," claramente afirmando a geração de um corpo. Mas como, de fato, em seu corpo Ele expiou os pecados do povo? Em que Ele sofreu, a não ser em Seu corpo – exatamente como dissemos acima: "Cristo sofreu na carne"? Em que Ele é um sacerdote, a não ser naquilo que Ele tomou para Si da nação sacerdotal?Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:255-256


Cristo Morreu Por Todos


1) 19. Assim, vemos quão grave uma questão é ao privar o outro, ao qual devemos, pelo contrário, sofrer, ou agir de forma desleal ou lesiva para com aquele a quem devemos dar uma parcela de nossos serviços. Esta é uma verdadeira lei da natureza, …., de modo que devemos todos nós, por sua vez, ajudar uns aos outros, como partes de um corpo, e nunca devemos pensar em privar o outro de qualquer coisa, visto que é contra a lei da natureza, mesmo que se abstenha de dar ajuda. Nascemos de tal forma que membro combina com membro, e um trabalha com o outro, e todos ajudam uns aos outros em um mútuo serviço. Mas, se um falha em seu dever, o restante é prejudicado. Se, por exemplo, a mão dilacerar o olho, não terá impedido o uso dele no seu trabalho? Se fosse ferido o pé, quantas ações não seriam impedidas? Mas como é muito pior para todo homem serem desviados do seu dever do que para somente um dos membros! Se todo o corpo é ferido em um dos membros, assim também toda a comunidade da raça humana é perturbada em um homem. A natureza da humanidade é ferida, como também é a sociedade da santa Igreja, que surgiu em um corpo unido, unidos na unidade da fé e do amor. Cristo, o Senhor, também, Que morreu por todos, sofrerá que o preço de seu sangue foi pago em vão. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:70.


Redenção do Povo


1) 4. Então o homem, instruído e sabendo de antemão o que era para ser, observa os mistérios celestes, e, portanto, de acordo com o aviso, matou o cordeiro destinado por seu pai aos ídolos, e ele mesmo ofereceu a Deus um outro cordeiro de sete anos. Fazendo o que ele mais claramente mostrou que, após a vinda do Senhor todos os sacrifícios gentílicos devem acabar, e que somente o sacrifício da paixão do Senhor deve ser oferecido para a redenção do povo. Porque esse cordeiro foi, um tipo de Cristo, em Quem, como disse Isaías, habitava a plenitude dos sete dons do Espírito. Este boi Abraão ofereceu também quando viu o dia do Senhor e se alegrou. Ele é Quem foi oferecido uma vez no tipo de criança, no tipo de uma ovelha, e outra vez no tipo de um cordeiro. De uma criança, porque Ele é um sacrifício pelo pecado; de uma ovelha, porque Ele é uma vítima sem resistir; de um cordeiro, porque Ele é uma vítima sem mancha. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:93-94.


Redenção da Criação


1) [O título do capítulo :] Palavras de Salomão: "O Senhor me criou", etc, significam que a Encarnação de Cristo foi feita para a redenção da criação do Pai, como é mostrado pelas próprias palavras do Filho. Que Ele é o "início" pode ser compreendido da prova visível da Sua virtuosidade, e é mostrado como o Senhor abriu os caminhos de todas as virtudes, e foi seu verdadeiro começo. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:249.


Redenção Universal


1) 230. Em nossos escritos isso é colocado um pouco mais claramente. Porque Davi diz: "O SENHOR reina; está vestido de majestade". E o Apóstolo diz: "Andemos honestamente, como de dia” O texto grego traz ευσχημoνως - e isso realmente significa: com boas roupas, com uma boa aparência. Quando Deus fez o primeiro homem, Ele o criou com uma boa imagem, com membros bem definidos, e deu-lhe uma aparência muito nobre. Ele não deu a ele a remissão dos pecados. Mas depois Ele, que veio sob a forma de servo, e à semelhança do homem, o renovou com Seu Espírito, e derramou a Sua graça em seu coração, e colocou sobre si o esplendor da redenção da raça humana. Portanto, diz o Profeta: "O SENHOR reina; está vestido de majestade". E novamente diz: "Um hino apropriado a ti, ó Deus, em Sião." 324 Ou seja, é certo e bom que temam a Ti, amem a Ti, orem a Ti, horem a Ti, porque está escrito: "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem." Mas também podemos temer, amar, pedir e honrar aos homens, mas o hino é especialmente dirigido a Deus. E essa apropriada ação que oferecemos a Deus, podemos crer ser muito melhor do que as outras coisas. Também é apropriado a uma mulher orar em um vestido bem arranjado, mas especialmente apropriado a ela orar coberta, e orar dando promessa de pureza, juntamente com uma boa conversação. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:37-38.

2) 16. Há também uma certa água que colocamos na bacia de nossa alma, a água de penugem e do livro de Juízes; água, também, do livro dos Salmos. É a água da mensagem do céu. Que, então, essa água, ó Senhor Jesus, venha em minha alma, na minha carne, para que, através da umidade dessa chuva809 os vales das nossas mentes e os campos de nossos corações possam crescer verdes. Possam as gotas de Ti vir sobre mim, derramando graça e imortalidade. Lave os degraus da minha mente para que eu não peque novamente. Lave a base 810 da minha alma, para que eu possa ser capaz de apagar a maldição, para que eu não sinta a mordida da serpente no pé da minha alma, mas, como tu mesmo tens ordenado, aqueles que te seguem, podem pisar serpentes e escorpiões, com os pé ilesos. Tu redimiste o mundo, redima a alma de um único pecador. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:95.

3) 17. Esta é a excelência especial do Teu bondoso amor, por meio do qual Tu remistes o mundo todo, um por um. Eliseu foi enviado a uma viúva, Eliseu purificou um. Tu, ó Senhor Jesus, limpaste neste dia a mil. Quantos na cidade de Roma, quantos m Alexandria, quantos em Antioquia, quantos também em Constantinopla! Pois até mesmo Constantinopla recebeu a palavra de Deus, e recebeu as provas evidentes da Tua justiça. Ambrose, "Works Selecione e Letras," O Nicene e Post-Nicene Fathers, 10:96.

4) 46. Por que o que mais deveria ser dito? Pela morte de Um o mundo foi redimido. Porque [se] Cristo tivesse desejado, não precisaria ter morrido, mas Ele não pensou que a morte devesse ser evitada, como se houvesse alguma covardia nele, nem poderia ter nos salvado de uma forma melhor do que pela morte. E assim, sua morte é a vida de todos. Estamos marcados com o sinal da Sua morte, nós mostramos publicamente a sua morte quando oramos, quando oferecemos o Sacrifício nós declaramos a Sua morte, porque Sua morte é a vitória, Sua morte é o nosso mistério, Sua morte é a solenidade anual recorrente do mundo. E agora o que devemos dizer a respeito de sua morte, uma vez que provamos neste exemplo divino que a morte só encontrou a imortalidade, e que a própria morte redimiu-se. A morte, então, não é para ser lamentada, pois é a causa de salvação para todos: a morte não é para ser evitada, porque o Filho de Deus, não a achou indigna dele, e não a evitou. A ordem da natureza não é para ser afrouxada, o que é comum a todos não pode admitir excepção em indivíduos. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:18-181.

5) [título do capítulo:] Nós estamos dizendo que Cristo foi apenas "feito" em consideração a sua carne. Para a redenção da humanidade, Ele não precisava de meios de auxílio, assim como não precisou de ninguém a fim de Sua Ressurreição, enquanto que outros, a fim de ressuscitar da morte, tiveram de recorrer à oração. Mesmo quando Cristo orou, a oração foi oferecida por ele em Sua capacidade como ser humano, ao passo que ele deve ser contado divino do fato de que Ele ordenou (que tais e tais coisas devessem ser feitas). Sobre este ponto o testemunho do diabo é mais verdadeiro do que os argumentos dos arianos. A discussão termina com uma explicação da razão pela qual o título de "poderoso" é dado ao Filho do Homem. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:246.

6) 104. E por isso Ele não precisava de ajuda. Ele não precisou de nenhum ajuda quando fez o mundo, assim como não precisou de nenhuma ajuda quando o redimiu. Nenhum embaixador, nenhum mensageiro, mas o próprio Senhor fez isso por inteiro. "Ele falou e foi feito." O próprio Senhor fez tudo, Ele mesmo em cada parte, porque todas as coisas foram feitas por ele. Porque quem deveria ajudar a Quem todas as coisas criou e por quem todas as coisas subsistem? 1611 Quem deveria ajudar a Quem fez todas as coisas em um instante, e ressuscita os mortos na última trombeta? A "última", não como se ele não pudesse ressuscitá-los na primeira, na segunda ou na terceira, mas como uma ordem a ser observada, não que uma dificuldade houvesse em superar a última, mas que a série prevista assim seria realizada.realizada.Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:191.

7) 127. A prostituta viu isso; e ela que na destruição da cidade perdeu toda a esperança de todos os meios de salvamento, porque sua fé conquistou, por um fio de escarlata em sua janela, e, assim, ergueu um sinal de sua fé e a bandeira da Paixão do Senhor, de modo que a aparência do sangue místico, que redimiria o mundo, pudesse estar na memória. Então, sem mais, o nome de Josué foi um sinal de vitória para aqueles que lutaram; no interior, a semelhança da Paixão do Senhor foi um sinal de salvação para aqueles em perigo. Portanto, como Raabe compreendeu o mistério divino, o Senhor diz no Salmo: "Farei menção de Raabe e de babilônia àqueles que me conhecem." Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:300.


De Interesse Geral


João 3:16


1)128. Nem lemos apenas da paz e da graça do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas também, fiel Imperador, do amor e da comunhão. Porque do amor foi dito: "A graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus" [5] Nós temos ouvido do amor do Pai. O mesmo amor que é do Pai também é o do Filho. Pois Ele mesmo disse: "Aquele que Me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei"[6]. E o que é o amor do Filho, senão que Ele ofereceu a Si mesmo por nós, e nos redimiu com o Seu próprio sangue [7]. Mas o mesmo amor está no Pai, porque está escrito: ".. Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito" St. Ambrose, On the Holy Spirit, To the Emporer Gratian, Book I, Chapt XII Sect 128.

129. Assim, então, o Pai deu o Filho, e o Filho deu a Si mesmo. O amor é preservada e a devida afeição não é prejudicada, porque o afeto não é prejudicado onde não há coação na entrega. Ele deu aquele que estava disposto. Ele deu aquele que ofereceu a Si mesmo. O Pai não deu o Filho para punição, mas para graça. Se você inquirir o mérito da ação, inquirirá a descrição do afeto. O vaso de eleição mostra claramente a unidade deste amor divino, porque tanto o Pai deu o Filho quanto o Filho deu a Si mesmo. O Pai deu “Quem deu a Si mesmo por mim”[2]. "Deu a Si mesmo", ele diz. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:110.


Ambígua


1) Se o mais alto fim da virturde é aquele que visa o avanço de muitos, a docilidade é a mais linda de todas, que não fere mesmo aqueles a quem condena, e, geralmente, torna aqueles a quem condena digno de absolvição. Além disso, é a única virtude que levou ao aumento da Igreja que o Senhor adquiriu ao preço de Seu próprio Sangue, imitando a misericórdia do céu, e visando a redenção de todos, buca este fim, com uma docilidade que o ouvidos dos homens podem suportar, na presença da qual seus corações não submergem, nem o seu espírito desfalece. Ambrose, “Select Works and Letters,” The Nicene and Post-Nicene Fathers, 10:329. 

[Some spelling modernized, underlining mine.]


Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=3077

Sem comentários:

Enviar um comentário