sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Wolfgang Musculus(1497-1563) : 2 Corintios 5:14

"Se um morreu por todos, logo todos morreram".


Sem dúvida nenhuma, ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida por seus amigos. Na verdade, Cristo não morreu somente  por seus amigos, mas também por [seus] inimigos, nem por algumas pessoas apenas, mas por todas as pessoas. Esta é a  imensurável grandeza do amor divino ...




Na verdade, nós não entendemos que Cristo morreu por todos de forma que sua eficácia alcance comumente a todas [as pessoas]. Assim, ela [a morte de Cristo] não é recebida pelos réprobos, incrédulos e impenitentes, embora, por si só seja suficiente para redimir toda a raça humana. A salvação é proposta ser por todos e suficiente por todos, e agora pode ser recebida por todos, "Deus amou o mundo que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"( João 3).  Assim Ele morreu por todos (porque todos estavam mortos) para que todo aquele que Nele crer  possa ser trazido de volta à vida e ser salvo.

Wolfgang Musculus, In ambas apostoli Pauli ad Corinthios epistolas commentarii. ( Basel : Per Haeredes Ioannis Hervagii, 1566), 174 and 175.

Fonte:  http://calvinandcalvinism.com/?p=8551
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro.