domingo, 28 de novembro de 2010

Curt Daniel: Os Cinco Pontos do Calvinismo

Quem governa o universo, Deus ou o homem? Essa é a básica questão da teologia. O sistema de teologia conhecido como calvinismo responde sem qualquer apologia ou compromisso: “Deus é o Rei”. Virtualmente todos os outros sistemas de teologia podem dizer que concordam, mas sobre uma minucioso escrutinio, eles colocam o homem no trono com Deus, ou até depõe Deus completamente e entronizam o homem.

Talvez você possa ter se perguntado o que é esse calvinismo para fazer uma afirmação tão ousada. Obviamente ele é associado com o nome de João Calvino, mas essa teologia é mais antiga. É ensinada em ambos os testamentos da Bíblia. Muitos dos antigos pais a ensinaram, especialmente o grande Agostinho. Muito dos reformadores protestantes foram ou calvinistas ou no básico concordavam com sua teologia, tais como Martinho Lutero. Em seguida, houve os puritanos ingleses e americanos, como John Bunyan eMatthew Henry, dos quais quase todos criam no calvinismo. Mais tarde, pregadores e teólogos calvinistas incluiam Jonathan Edwards, Charles Hodge, Charles Haddon Spurgeon, AW Pink, Martin Lloyd-Jones e James I. Packer. O Calvinismo tem prosperado sobretudo na Grã-Bretanha, Holanda e América.


A maioria das denominações protestantes que se originaram na Reforma são fundamentadas sobre oficiais confissões de fé oficial que são claramente calvinista, como a Confissão de Westminster (presbiterianismo), os Cânones de Dort (reformado), os Trinta e Nove artigos (Episcopalianismo), a Confissão Batista de 1689 (batistas), a Declaração de Savoy (congregacionalismo) e muitos outros. O luteranismo histórico é muito próximo ao calvinismo. Assim, a teologia do calvinismo é muito antiga e tem resistido ao teste do tempo. Calvinismo não é um modismo teológico.

Calvinismo é um ramo do cristianismo evangélico, sustentando todos os pontos essenciais da fé, como a plena autoridade das Escrituras e a divindade de Cristo. Desde o tempo da Reforma, o arminianismo tem sido o seu principal rival dentro do evangelicalismo. Mas enquanto o calvinismo histórico tem sido um baluarte contra a invasão do racionalismo e do liberalismo, o arminianismo tende a abrir a porta para a teologia liberal. Isso ocorre porque o arminianismo enfraquece a divindade de Deus e exalta a humanidade do homem, enquanto o calvinismo enfatiza repetidamente que Deus é Deus e o homem é homem.

Se alguém quiser resumir as características distintivas do calvinismo, então só precisa aprender o significado das palavras "Graça Soberana." Todas as teologias evangélicas concordarão que a salvação é somente pela graça de Deus, mas somente o calvinismo diz que ela é soberanamente dada a quem Deus escolhe concedê-la. Para entender plenamente as palavras, então, é preciso entender o ensino calvinista da soberania de Deus e o que nós chamamos de "as doutrinas da graça." Essas são geralmente resumidas como os Cinco Pontos do Calvinismo pelo popular acrônimo TULIP: depravação total, eleição incondicional, expiação limitada, graça irresistível e perseverança dos santos. Mas, como veremos, tudo isso traz de volta à questão de quem governa o universo.

Podemos acrescentar que o calvinismo enfatiza as cinco grandes doutrinas redescobertas na Reforma Protestante, ou seja, Sola Scriptura (somente a Escritura), Sola Gratia (somente a Graça), Sola Fide (somente pela Fé), Solo Christo (somente Cristo) e Soli Deo Gloria (só a Deus seja a glória). Uma vez que acreditamos que todas as doutrinas devem ser testados pelas Escrituras (Atos 17:11; 1 Tess 5:21;. Is 8:20), você está convidado a examinar as Escrituras e ver se o Calvinismo é realmente o ensinamento da Palavra de Deus.

A Soberania de Deus


Para começar, devemos voltar para a eternidade passada quando somente Deus existia. "No princípio, Deus" (Gn 1:1). Deus sempre existiu e é auto-existente (Apocalipse 1:8). Deus é, portanto, totalmente independente de todo o resto. Só Ele é totalmente livre e auto-suficiente. Ele não precisa do homem ou qualquer outra coisa em toda a Criação (Atos 17:25). Ele é perfeito (Mt 5:48) e por isso é perfeitamente feliz em Si mesmo. Deus é tão acima do homem que não podemos sequer começar a compreendê-Lo por nós mesmos (Isaías 57:15). Em suma, Deus é Deus (Ex.3: 14).

Agora nós sabemos que Deus criou todas as coisas (Gn.1: 1). Mas você já se perguntou por que Deus criou o universo? O que o levou a fazer isso? Ou ainda mais, porque Deus faz o que faz? O próprio Deus nos diz em Sua Palavra: "Nosso Deus está nos Céus. Ele faz como Lhe agrada." (Salmo 115:3; cf Sl 135:5-6; Jó 23:13, Ef 1:11., Dan.4: 35). Deus faz tudo o que Ele quer. Este é o mero prazer de Deus (Mt 11:26). Deus faz o que Lhe agrada, sempre o que Lhe agrada, somente o que Lhe agrada.

Deus quis criar um universo. Mas antes Ele que fizesse a criação, Ele formou um "plano" (Jer. 49:20, 50:45). A Escritura chama isso de seu "propósito” eterno (Rm 8:28, 9:11, Isaías 46:10-11;. Ef 3:11;. Atos 4:28;. 2 Tm 1:9). É um modelo para tudo (cf. Lucas 14:28-30). Não é apenas um desejo ou um comando, mas seu decreto que pré-programa tudo. Ele "faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade" (Ef 1:11;. cf Sl 33:11).. Assim, é absolutamente essencial ver que Deus predestinou tudo o que acontecerá. Ele predestinou tudo o que acontecerá, até ao mais ínfimo detalhe. "Porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas"(Rm 11:36).

Além disso, Deus nunca vai mudar sua opinião sobre este plano eterno. Seu propósito permanecerá para sempre, porque Deus nunca muda (Jer. 4:28; 23:20, 30:24, 1 Sm 15:29).. Portanto, seu propósito certamente acontecerá exatamente como planejou. Nada pode impedi-lo (Salmos 33:11; 148:3 e Tito 1:2;. Pv 19:21;. Isa 14:27;. Hb 6:17;. Jó 42:1). Nem homem, nem anjo, nem demônio pode frustrar o propósito eterno de Deus de ser realizado, porque todos os seus pensamentos e ações estão incluídos nesse propósito. Deus não nos consulta. Ele consultou apenas consigo mesmo na Trindade (Efésios 1:11, Rm 11:34;. Isa 40:13-14). Com tudo isso em vista, então, vemos que não há tal coisa como sorte, acaso ou acidente. Não há coincidências. Tudo foi predestinado. Porque Deus determinou antecipadamente até mesmo a inversão de uma moeda (Pv 16:33; Jonas 1:7, Atos 1:24-26).

"O Senhor Deus onipotente reina"(Ap 19:6). Deus é Rei sobre tudo o que existe, existiu ou existirá (Sl 93:1, 99:1, 103:19). Ele é um monarca absoluto, sim, o monarca mais absoluto de todos, porque Ele é o Rei dos Reis (Ap 19:16). Isto é o que queremos dizer com soberania de Deus. Ele tem 100% de total autoridade sobre tudo. O universo não é uma democracia. É um reino governado por Deus. E não só ele predestinou tudo o que acontece no tempo, mas no tempo Ele soberanamente dirige todas as coisas através da providência (Rm 8:28; 11:36; Ef 1:11). Como alguém objetaria que isso não parece certo, Deus nos lembra que o universo é sua propriedade e pode fazer o que quiser com ele "(Mt. 20:15). E Ele faz exatamente isso - tudo o que Ele quer.

Surge então a pergunta: "Qual é o objetivo final pelo qual Deus faz todas as coisas?" Embora Deus não nos tenha dito todos os detalhes de Seu plano secreto (Dt 29:29), Ele nos concedeu o privilégio de conhecer a linha de fundo. O que é isso? O objetivo final de todo o universo é a glória de Deus. "Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas, a quem seja glória para sempre. Amém". (Rom. 11:36). Ele predestinou e criou todas as coisas para mostrar a Sua glória, e tudo Lhe dará glória e louvor no final do tempo na eternidade futura (Pv 16:4; Sl 145:10; Fp 2:11; Rev. 4: 11). Deus é a causa primeira e o fim último de todas as coisas. Não há nem acaso nem destino. O universo tem um sentido, e nós também. Nós existimos para glorificar a Deus.

Este princípio da soberania de Deus deve ser claramente compreendido para que se compreenda o que é o Calvinismo.


Depravação Total


Deus é soberano, mas Ele fez o homem um ser responsável. Este é um paradoxo. Devemos crer em ambas as verdades porque ambas são ensinadas nas Escrituras. O homem é, certamente, responsável diante de Deus (Rm 14:12; Eclesiastes 12:13-14). Deus criou Adão e Eva como pessoas moralmente responsáveis. De fato, eles foram criados sem pecado (Eclesiastes 7:29). Mas caíram no pecado (Gn 3). Uma vez que Adão era o cabeça da raça humana, e nós todos descendentes dele, seu pecado afetou toda a raça humana (Rm 5:12-19). A natureza humana desde então está viciada pelo pecado, e cada ser humano, excetuado Jesus Cristo, herdou o pecado original (Sl 51:5; Rm 3.). Como resultado, todos nós pecamos por natureza e por escolha.

O homem nasce em pecado com uma natureza má e perversa (Ef 2:3, Mt 7:11). Na verdade, nós compartilhamos a mesma natureza má com Satanás (João 8:44). Nós pecamos porque é nossa natureza pecar. O pecado preenche completamente todos os aspectos de nosso ser, da cabeça aos pés (Isaías 1:5-6). Nossos corações (Eclesiastes 9:3) e mentes estão cheias de pecado (Tt 1:15; Ef 4:17-19;. 1Tm 3:8;. 6:5). "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e desesperadamente corrupto" (Jer 17: 9). Não há bem nenhum em qualquer homem (Rm 7:18). O homem é basicamente mau, não bom

A Bíblia pinta um retrato grotesco do homem, muito diferente da bela idéia que o homem pensa de si mesmo. O homem está morto, não doente (Ef. 2:1; Col 2:13). Ele é cego, não míope (2 Cor 3:14). Seu coração é duro como pedra (Ez 11:19; Jer 23:29). Por natureza, somos escravos do pecado (2 Pd.2: 9; Jo 8:34, Rm 6:16, 20.) e escravos do diabo (João 8:44, Ef 2:2, 2 Tm 2: 26). Calvinistas absolutamente negam que o homem tem um "livre arbítrio". Como pode o arbitrio ser livre quando a Escritura tão freqüentemente diz que é um escravo? O homem está escravizada à sua natureza pecaminosa. Além do mais, ele é um escravo voluntário e não quer ser livre. Ele prefere ser um escravo do pecado do que servir a Deus como seu Rei.

Há mais ainda. Por causa da pecaminosidade da natureza humana, o homem não tem a capacidade moral de mudar a sua natureza (Jr 13:23). Ele não pode parar de pecar, ou mesmo querer parar de pecar (2 Ped. 2:14). Tudo que ele faz tem um motivo pecaminoso por trás, mesmo quando faz o que aparentemente parece ser bom. "A maldade do homem era grande na terra e toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente"(Gn 6:5). O homem nunca obedece a Deus. Ele é incapaz de obedecer verdadeiramente a Deus (Romanos 8:7-8, Mt 7:18).. Ele não busca a Deus (Rm. 3:11) e não está disposto a vir a Deus para socorro (João 5:40). Ele não quer porque é incapaz (João 6:44, 65).

Calvinismo também nega que o homem é sempre moralmente neutro (Mt 6:24, 12:20). O homem é sempre colocado contra Deus. Sua vontade não é neutra ou auto-determinada. Ele sempre quer de acordo com sua natureza e, uma vez que sua natureza é má, seus pensamentos e motivos são sempre maus. Mas esta incapacidade moral não anula a sua responsabilidade. Muito pelo contrário, ela compõe a sua culpa. Lembre-se, essa pecaminosidade é auto-infligida. Deus não cancela a dívida do homem simplesmente porque o homem tem desperdiçado o empréstimo e é incapaz de pagar a Deus. O homem é culpado e merece ir para o inferno (Rm 6:23). Concedo que há graus de pecado. Alguns pecados são piores do que outros, e alguns pecadores são piores do que os outros pecadores (Jo 19:11). Mas mesmo os menos pecador é totalmente depravado e moralmente incapaz de obedecer. No fundo, todos os homens amam o pecado e odeiam a Deus com todo o coração (Jo 3:19-20; Pv 21:10;. Mt 6:24). O homem é totalmente sem esperança (Ef 2:12), sem força para obedecer (Romanos 5:6) e sem desculpas (Rm 2:1).


Nenhuma teologia, exceto o calvinismo, ensina a completa verdade sobre a pecaminosidade do homem.


Eleição Incondicional


O homem não pode se salvar no todo ou em parte. Somente Deus pode salvar o homem. A boa nova do Evangelho é que Deus providenciou um caminho de salvação através de Cristo (1 Cor. 15:1-4). Mas, para compreender o caminho de Deus para a salvação, temos que nos voltar novamente para a mente de Deus na predestinação.

Antes que todas as coisas fossem criadas, Deus predestinou dividir a humanidade em dois grupos. Alguns seriam Seu povo e o resto seria deixado em seus pecados (Rm 9). Primeiro, vejamos o que a Bíblia ensina sobre a doutrina da eleição. Em sua forma mais simples, é isso: "Ele nos escolheu" (Ef. 1:4). Ele fez isso na eternidade passada, não no tempo (2 Ts 2:13;. 2 Tm 1:9;.. Ef 1:4). Aqueles a quem escolheu são chamados de "os eleitos" (Mt 24:22, 31; Marcos 13:20, Lucas 18:07, etc.) Eles são pecadores que foram escolhidos para receber a salvação (1 Tess 5:9;. 2 Tess 2:13). O que levou Deus a escolhê-los em primeiro lugar? Deus os escolheu apenas pela graça soberana (2 Tm 1:9;. Deut 7:7-8). Deus os elegeu para receberem misericórdia (Rom 9:23), para irem para o Céu (Mt 25:34), para serem feitos perfeitamente santos (Ef 1:4), e para serem totalmente glorificados (Rm 8:29 -30). Deus escolheu os eleitos "em Cristo " (Ef. 1:4, 2 Tm 1:9:.. Rm 16:13).

Em um sentido geral, Deus quer que todos os homens sejam salvos (1 Tm. 2:4). Mas, por outro, mais elevado sentido, Deus escolheu apenas alguns pecadores para serem salvos. Quando Ele os escolheu, escreveu seus nomes no Livro da Vida (Lucas 10:20, Ap13:8, 17:8). O Pai os escolheu e os deu a Jesus (Jo 17:2, 6, 9,24). Deus escolheu os eleitos. Cristo também é Deus, de forma que Ele teve um papel fundamental nessa escolha. Qual foi esse papel? Jesus escolheu a sua própria esposa, dentre a massa da humanidade pecadora. Este foi o seu direito e privilégio. Ele disse: "Vocês não me escolheram, mas eu que vos escolhi " (João 15:16). Ele também não escolheu os eleitos com base em algo que previu neles, pois tudo que viu de antemão na natureza deles foi o pecado. Ele "previu" a eleição no sentido de conhecê-los em amor de toda a eternidade (Rom.8: 29.; 1 Pe 1:2; cf Amós 3:2). Lembre-se a Escritura diz: "Ele nos escolheu". Ele não nos escolhe porque previu que iriamos escolhê-lo. Ao contrário, Ele nos escolheu somente a partir de livre graça.

Esta eleição é pessoal. Ele escolheu os eleitos pelo nome. E uma vez que isso não é condicionado sobre algo em nós, é absolutamente certo que todos os eleitos serão salvos um dia. Portanto, temos a eleição incondicional. Eleição é irreversível. Quando alguém vem a crer em Cristo para a salvação, então ele tem o privilégio de saber que é um dos eleitos (2 Ped. 1:10).

Mas Deus não escolhe todos os homens. Ele não escolheu Satanás ou qualquer um dos demônios, e não escolheu todos os seres humanos pecadores. Alguns são eleitos, os restantes foram deixados em seus pecados (Romanos 9). Esta é a doutrina da Reprovação, ou não-eleição. Uma vez que não foram escolhidos para a salvação, mas deixados em seus pecados, foram predestinados a receber o castigo merecido por seus pecados – a ira eterna (1 Tess 5:9;. 1 Pe 2:8; Pv 16:4). Seus nomes não foram escritos no Livro da Vida na eternidade passada (Ap 13:8, 17:8), nem foram sempre conhecidos por Cristo na eleição da graça (Mt 7:23). No tempo, Deus os deixa em sua natureza perversa e até endurece os seus corações e ainda cega suas mentes (Jo 12:39-40, Rm 9:18, 11:07;. Dt 2:30;.. Jos 11:20) . Deus está os engordando para o abate que eles merecem.

Mas antes que alguém pense isso é injusto, Deus responde: "Quem és tu, ó homem, que replica a Deus?" (Rm 9:20). Ninguém pode culpar a Deus, pois o homem é homem pecador e Deus é um Deus santo. Nenhum homem merece ser eleito. Todos merecem ser rejeitados. A maravilha não é que Deus rejeitou alguns pecadores. A maravilha é que Ele escolheu alguns pecadores para serem salvos.


Expiação Limitada


Deus, então, escolheu alguns pecadores para salvar. Isso não os tornou salvos no tempo. Ele só garantiu que eles certamente seriam salvos no final. Mais duas coisas precisam ser feitas: preparar os meios para a sua salvação e aplicá-los a eles. Primeiro, lemos nas Escrituras que Deus predeterminou que Jesus Cristo se tornasse um homem e morresse na cruz como o meio de salvação (Atos 2:23; 4:28). Cristo morreu como um substituto por outros (1 Cors 15:3; Rom.5:. 8). Ele sofreu a ira infinita de Deus pelo pecado, e satisfez essa ira. Isso é chamado de propiciação (1 João 2:2, 4:10). Como Jesus foi um homem perfeito e Deus na carne, Seu sacrifício teve um valor infinito. Ele não pagou um equivalente exato pelos nossos pecados. Ele realizou um pagamento super-abundante, infinitamente acima do que devíamos. Tudo o que Ele fez teria sido necessário se apenas um pecador tivesse sido escolhido, mas Ele não teria de fazer mais nada se todos os pecadores tivessem sido escolhidos.

Calvinistas Históricos ensinam que existem dois aspectos dessa expiação. O primeiro é que há um sentido em que Cristo morreu por todos os homens de todos os lugares (João 1:29, 3:16, 4:42, 6:33, 51; 2 Cor 5:14, 19; I Tm 2.:. 4-6, João 2:2, 2 Ped 2:1). Pela Sua morte na cruz, Ele removeu todos os obstáculos legais no caso de algum homem crer. Sua morte por todos os homens, também adquiriu as bênçãos comuns de vida para todos os homens. Ele também garantiu um retardo do julgamento para eles, embora não permanente. Todos um dia serão julgados, mas o fato de que todos os homens ainda não estarem no inferno é devido à expiação de Cristo. Além disso, com base neste aspecto universal da expiação, a salvação é oferecida gratuitamente a todos os homens: "Vinde e comei, pois tudo está pronto!" (cf. Mt 22:2-14;. Lucas 14:16-24). Além disso, Cristo morreu por todos os homens, neste sentido, a fim de ser o Senhor de todos os homens, vivo ou morto, eleito ou não-eleito (Rm 14:9;. Fil 2:10-11).

A maioria dos evangélicos concorda com esta análise até aqui, mas os calvinistas vão ainda mais longe. Nós ensinamos que a morte de Cristo é suficiente por todos os homens, mas é eficiente somente pelos eleitos. Há um sentido no qual Cristo morreu por todos, mas há um sentido no qual Ele morreu apenas pelos eleitos. Ele morreu por todos, mas especialmente pelos eleitos (1 Tm. 4:10). Ele adquiriu algumas bênçãos para todos os homens, mas todas as bênçãos para alguns homens. Uma vez que os eleitos estão espalhadas por todo o mundo e se misturaram com os não-eleitos, Cristo comprou todo o mundo com a intenção especial de possuir os eleitos (cf. Mat. 13:44). Este aspecto especial da Expiação é o que se chama Expiação Limitada. Alguns chamam isso de Redenção Particular.

Ef. 5:25 diz: "Pois também Cristo amou a Igreja [os eleitos] e se entregou por ela". Um homem ama todas as outras pessoas, mas tem um amor especial por sua esposa e vai fazer algumas coisas por ela que não fará por todas as outras pessoas. O mesmo é verdadeiro com Cristo. Ele tem um amor geral para todos os homens e realizou algo por todos os homens na cruz, porque eles eram Suas criaturas. Mas ele tem um amor especial por sua noiva e realizou algo especial por ela na cruz. Ele morreu por ela de forma a garantir que ela fosse salva, feita perfeitamente santa e prontao para o Céu (vs.26).

Há outros versos que indicam essa intenção especial da expiação. João 10:15, 17 e 18 dizem que Cristo, o Bom Pastor morreu pelas "ovelhas". Para que algumas pessoas não pensassem que isso poderia incluir todos os homens de todos os lugares, Cristo prosegue dizendo que que algumas pessoas não são Suas ovelhas (vs. 26) Portanto, há um sentido em que Ele morreu pelas ovelhas (os eleitos) e não pelos bodes e lobos (os não-eleitos). Mais tarde, em João 15:13-14, Cristo disse que ele iria dar a Sua vida pelos seus "amigos". Mas nem todos os homens são seus amigos. Isaías 53:8 profetizou que Cristo morreria pelo "povo" de Deus, mas nem todos os homens são o povo de Deus - somente os eleitos são. Atos 20:28 diz que Cristo comprou "a Igreja" com o Seu sangue, mas nem todos os homens são a Igreja. Além disso, Rom. 8:32 diz que se Deus deu a Cristo para morrer por nós, então Ele certamente nos dará todas as outras coisas. Uma vez que Ele não dá todas essas coisas de salvação a todos os homens, segue-se que Cristo não foi dado por eles na Cruz de uma maneira especial. Cristo morreu para tornar possível a salvação de todos os homens, mas Ele morreu para fazer definitiva a salvação somente dos eleitos. Isso foi designado para os eleitos.

Novamente, há muitas objeções a essa verdade, mas todas elas podem ser respondidas, assinalando que nenhum homem merecia que Cristo morresse por ele. Na verdade, não há controvérsia de que Cristo não morreu por Satanás ou pelos demônios. A expiação é claramente limitada nesse caso. Mas os não-eleitos estão na mesma situação que Satanás – nenhum deles será salvo, porque nenhum deles foi eleito. O que deve se ter em mente é que a expiação foi designado pelos eleitos.


Graça Irresistível 



Deus escolheu os eleitos e Cristo morreu por eles de uma maneira especial, mas essa redenção deve ser aplicada a eles para que sejam salvos. Isto nos leva ao Quarto Ponto do Calvinismo. Primeiro, vamos obter o quadro geral e, em seguida, o foco preciso. Como já temos demonstrado, há um sentido geral no qual Deus ama todos os homens como Suas criaturas (Mt 5:44-45, Lucas 6:35-36;. Sl 33:5,145:9, 14-16). Chamamos isso de Graça Comum. Deus da a eles as bênçãos da vida neste planeta. Além disso, há um sentido no qual Deus quer que todos os homens em todos os lugares sejam salvos (1 Tm. 2:4), e assim Ele lhes oferece a salvação indiscriminadamente.

Chamamos isso de Livre Oferta do Evangelho, e isso é visto na Grande Comissão (Mt. 28:18-20). Deus emite um "chamado" geral para todos que ouvem o Evangelho (Mt 22:14). Todos os que ouvem estão convidados. Mas, como todos os homens são totalmente depravados e odeiam a Deus, eles resistem a esse chamado e à obra do Espírito Santo (Atos 7:51).

Os evangélicos concordam até aqui, mas novamente os calvinistas dão um passo adiante. Deus tem um amor especial pelos eleitos e fará mais do que simplesmente dar um convite externo. Ele faz algo que garante que eles aceitarão esse convite. Ele prevalece sobre eles com o que chamamos de Graça Irresistível. Além do convite geral a todos os homens, Deus lhes dá um chamado especial (Rm 8:28-30;. 2Pe 1:10), ou como Paulo descreve um "santo chamado" (2 Tim 1:9 ). É um chamado por graça especial (Gl 1:15). Deus assim chama os eleitos irresistívelmente para Si com especial benignidade (Jr 31:3;. Os 11:4; Canticos 1:4). Ele faz o eleito vir a Ele (Sl 65:4) por inclinar a nossa vontade (Pv 21:1). Isso é irresistível, pois Deus nos "arrasta" para Cristo (João 6:44) e nos "obriga" pela onipotência divina a vir (Lc 14:23). Ele realmente muda a nossa vontade para que nós voluntariamente venhamos a Ele (Fp 2:13, Sl 110:3)..

Agora, exatamente como Deus faz isso? Há muito mistério em como Deus cria a graça nos corações dos eleitos, mas a Bíblia nos diz algumas coisas definidas sobre o processo. A soberania de Deus abre os corações mortos dos eleitos (Atos 16:14). Não é que eles abrem seus corações para receber a Cristo; Cristo é que abre seus corações para que Ele possa entrar. Somente como resultado pode-se dizer que eles abriram a porta. Assim, Ele abre os nossos corações, e com as portas de nossos corações sendo abertas, nós podemos ouvir a Sua voz (João 10:16,27). Esta não é, naturalmente, uma voz literal, mas sim o chamado especial de Cristo nas Escrituras. No processo, Deus soberanamente dá aos eleitos o novo nascimento (Jo 3:1-8; 5:21, Tg 1:18). Eles não regeneram a si mesmos; eles foram regenerados soberanamente pela livre graça de Deus (Jo 1:13). Nenhum homem espiritualmente morto pode se tornar vivo mais do que um cadáver pode. A matéria não pode criar a si mesma, e o novo nascimento é uma nova criação que é dada soberanamente pela graça de Deus (2 Cor 5:17;. Gl 6:15). É uma ressurreição espiritual (Ef 2:1, 5; Cl 2:13).

Os eleitos não são nascidos de novo porque creram, ao invés, eles creram porque nasceram de novo (1 Jo 5:1). O novo nascimento é um dom soberano, e assim é a fé (2 Pe 1:1;. Ef 2:8-9;. Fil 1:29;. Jo 3:27, 6:65, 1 Co 3:6; 4:7 ; Rm 12:3); O arrependimento é também um dom gratuito que é soberanamente concedido (2 Tm 2:25; At 5:31;. 11:18). Como os eleitos agora tem fé, Deus os justifica e eles são salvos.

O que é distintivo no calvinismo sobre este ponto é que "A salvação é do Senhor" (Jonas 2:9). Se alguém alguma vez for salvo, isso é só pela livre graça de Deus do primeiro ao último. Os evangélicos, em geral, concordam que a salvação é pela graça e não pelas obras (Ef 2:8-9), mas ps calvinistas dão um passo além e afirmam que essa graça salvadora é soberanamente dada aos eleito. Não é apenas oferecida, pois é oferecida a todos. É soberanamente e irresistivelmente dada aos eleitos e só a eles. Não é dada aos não-eleitos.


Perseverança dos Santos


Deus jurou duas bênçãos de salvação para os eleitos. Primeiro Ele prometeu guardá-los sempre e nunca abandoná-los. Segundo, Ele prometeu trabalhar dentro deles para que não se apartem Dele. Ambas as bênçãos são expressamente prometidas em Jer. 32:40.

O Quinto Ponto do calvinismo toma seu título de Apocalipse 13:10 e 14:12: a Perseverança dos Santos. Deus prometeu preservar os eleitos, e uma vez que eles são salvos, certamente são preservados, mantidos e guardados pelo próprio Deus (Sl 37:28, 66:9, 97:10, 145:14,20; 1 Tm 1.: 12). Deus jurou nunca deixar ou abandonar os eleitos (Sl 94:14; Hb 13:5). Jesus prometeu que Ele nunca lançaria fora qualquer um que vem a Ele (Jo 6:37). Os eleitos são mantidos da mesma forma que foram salvos em primeiro lugar, ou seja, pelo poder invencível de Deus (1 Ped. 1:5).

Isto é especialmente explícito em João 10:28, onde Jesus diz: “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Os eleitos estão eternamente seguros nas mãos de Cristo e do Pai. Deus os mantém a salvo de Satanás (1 Jo 5:18, Jo 17:11, 12, 15; 2 Tess 3:3; Lc 22:31-32). É verdade que os eleitos escorregam e caem em pecado. Mas quando o fazem, Deus os apanha (Dt 33:27) e os faz ficar de pé novamente (Rm 14:4). Mesmo quando os eleitos largam a mão de Deus, a mão de Deus não os larga (Sl 37:24).

Assim, os eleitos serão sempre salvos. Por quê? Porque eles foram eternamente eleitos pela graça (Rm 8:29-30). Cristo ama demais sua noiva para deixá-la ir. Ele não perderá nem um único dos que foram escolhidos (Jo 6:39). Rom 5:9-10 argumenta que, se Cristo nos amou o suficiente para morrer por nós, então certamente fará o máximo para nos manter salvos (cf. 8:32). A Escritura ensina muito claramente "uma vez salvo, sempre salvo". Salvação é irrevogável (Rm 8:1, 11:29; Ecl 3:14.). Além disso, quando os eleitos são irresistivelmente atraídos a Cristo e regenerados pela graça, eles são "selados" pelo Espírito Santo como uma garantia de que serão sempre propriedade de Deus (Ef 1:13, 4:30).

Agora, a Escritura também diz que é preciso perseverar na fé e obediência para chegar ao Céu (Hb 12:14). Aqueles cujas vidas não são caracterizados por isso não são pessoas salvas, e não irão para o Céu (1 Cor 6:9;. Ef 5:5.). Só quem perseverar até o fim será salvo (Mt 10:22, 24:13). Mas a glória disso tudo é que o eleito certamente irão perseverar até o fim (Jó 17:9). Eles continuarão na fé salvadora, pois a fé é um dom e Cristo é o "autor e consumador da nossa fé" (Hb 12:2). Assim, na realidade, essa é a Perseverança do Salvador.

O verdadeiro crente recebeu uma nova natureza na regeneração, e por isso não é completamente vinculado à total depravação em que foi nascido. Essa nova natureza garante que ele não (na verdade, não pode) viverá em permanente e perpétua incredulidade e desobediência (1 Jo 3:4-12). Assim, os eleitos devem dar os seus frutos (Mt 7:17-18) e deve continuar em boas obras (Tg 2:14-26). Deus garante que os eleitos eventualmente sempre se arrependerão quando pecarem (Pv 24:17). Tudo isso é essencial para o Quinto Ponto do calvinismo. A doutrina da segurança eterna exclui totalmente a possibilidade de uma vida regular de pecado para os verdadeiros crentes. Mas a questão final é: "Como?". A resposta calvinista: "O eleito persevera porque Deus persevera neles". Deus prometeu terminar o que começou no eleito (Fp 1:6; Sl 138:8;. 1 Cor 1:8-9). Ele preservará os eleitos e os glorificará no final (Rom. 8:30).

Aqueles que "caem" por apostasia nunca foram salvos, para começar. Se tivessem sido verdadeiros cristãos, eles teriam perseverado teriam sido preservados (1 Jo 2:19). Este Quinto Ponto do calvinismo, então, ensina tanto a preservação e perseverança dos santos pela graça soberana e pelo poder de Deus.


Conclusão


Existem, é claro, muitas objeções contra as doutrinas do Calvinismo. A maioria delas se resumem a duas. A primeira sustenta que essas doutrinas não são verdadeiras, pela razão que Deus não é totalmente soberano. Essa objeção não tem fundamento, porque a Escritura afirma repetidamente que Deus é soberano. A segunda objeção é fundamentada sobre a noção equivocada de "livre arbítrio"do homem. Como temos mostrado, o homem é responsável, mas não é livre. Ele é um escravo do pecado até ser libertado por Cristo. A Escritura ensina livre graça e não livre-arbítrio. Subjacente a estas acusações está a secreta (e às vezes aberta) objeção: "Isso não é justo! ". Essa é a pior de todas, pois é uma acusação direta contra Deus. Ela equivocadamente supõe que o homem tem direitos, quando não tem nenhum. O homem é culpado e totalmente depravado inimigo de Deus Todo-Poderoso. Aqueles que oferecem estas objeções faria bem em ler Rom. 9:20 e Ez. 18:25.

As Doutrinas da Graça tem um efeito duplo. Primeiro, humilha o pecador e encoraja o santo. Elas colocam o homem em seu devido lugar. Calvinismo também revigora o crente, que sabe que se um Deus soberano é por ele, quem será contra ele? (Romanos 8:31). O segundo efeito é que eles dão grande glória a Deus. Deus é Deus, e Ele não dará sua glória a outro (Is 42:8, 48:11). Calvinismo reconhece que o homem é homem e Deus é Deus. Existimos para glória de Deus. E assim a nossa canção sempre será...


"Para Deus Somente Seja a Glória!"


Fonte: http://faithbibleonline.net/bibcalv.htm
Título Original:  Biblical Calvinism
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro.