domingo, 5 de setembro de 2010

João Calvino (1509-1564): Comentário sobre Judas 4

4. "Porque há certos homens que se introduziram com dissimulação"

Apesar de Satanás ser sempre um inimigo para os piedosos, e nunca cessar de incomodá-los, ainda assim Judas lembra àqueles a quem ele estava escrevendo do estado das coisas naquele tempo. Satanás, agora, diz ele, ataca e assedia de uma maneira peculiar, e é, portanto, necessário pegar em armas para resistir a ele. Nós, portanto, aprendemos que um bom e fiel pastor deve sabiamente considerar o que a presente situação da Igreja requer, de forma a fazer com que sua doutrina vá de encontro com essas necessidades.

A palavra pareise&dusan, que ele usa, denota uma indireta e furtiva insinuação, pela qual os ministros de Satanás enganam os incautos, porque Satanás semeia seu joio no meio da noite e, enquanto os lavradores estão dormindo, a fim de que ele possa corromper a semente de Deus. E, ao mesmo tempo, ele nos ensina que isso mal interno, porque Satanás a este respeito também é astuto, de forma que levanta aqueles que são do rebanho para causar prejuízo, a fim de que eles possam mais facilmente se introduzir.


"Desde da antiguidade ordenados" 

Ele considera por qual juízo, condenação, ou mente reprovável, eles foram desviados para perverter a doutrina da piedade; porque ninguém pode fazer tal coisa, exceto para sua própria ruína. Mas a metáfora é tirada esta circunstância, porque o eterno conselho de Deus, pelo qual os fiéis são ordenados para a salvação, é chamado de um livro: e quando os fiéis ouvem que aqueles foram entregues à morte eterna, convinha a eles tomar cuidado para que não se deixar envolver na mesma destruição. Esse era ao mesmo tempo o objetivo de Judas: prevenir o perigo, a fim de que a novidade da coisa não perturbasse e angústiasse a qualquer um deles, pois se aqueles já foram há muito tempo ordenados, segue-se que a Igreja não é provada e exercitada a não ser de acordo com o infalível conselho de Deus.

"A graça de nosso Deus"

Agora, ele expressa mais claramente o que o mal era; pois diz que eles abusaram da graça de Deus, de modo a levar a si mesmos e a outros a tomar uma impura e profana liberdade em pecar. Mas a graça de Deus surgiu por uma finalidade muito diferente, justamente para que, negando a impiedade e às paixões mundanas, vivamos sóbria, justa e piedosamente neste mundo. Vamos, então, saber que nada é mais nocivo do que os homens desse tipo, que da graça de Cristo fazem uma capa para ceder em lascívia.

Os papistas nos acusam de crime, porque nós ensinamos que a salvação somente é obtida através da misericórdia de Deus. Mas por que usaríamos palavras para refutar a sua arrogância, já que em toda parte exortamos ao arrependimento, o temor de Deus e a renovação da vida, e uma vez que eles próprios não só corrompem o mundo todo com seus piores exemplos, mas também com seus ensinamentos ímpios tiram o mundo da verdadeira santidade e adoração pura de Deus? Embora eu, pelo contrário, creia que aqueles de quem fala Judas, eram como os libertinos de nosso tempo, pois isso será ainda mais evidente do que se segue.

"O único Senhor Deus, ou, Deus que somente é Senhor"

Algumas cópias antigas trazem “Cristo, que é o único Deus e Senhor". E, de fato, na Segunda Epístola de São Pedro, somente Cristo é mencionado, e lá ele é chamado de Senhor. Mas Ele quer dizer que Cristo é negado quando aqueles que foram redimidos pelo seu sangue, tornam-se novamente vassalos do Diabo, e, assim, tornam nulo, na medida que podem, o incomparável preço. Para que Cristo, então, possa nos manter como seu tesouro peculiar, eu devo lembrar que Ele morreu e ressuscitou por nós, para que pudesse ter domínio sobre nossa vida e morte.


Fonte:Calvin, John. Commentary on the Espistle of Jude. The Ages Digital Library Commentary.
Tradutor:  Emerson Campos Pinheiro.