terça-feira, 24 de agosto de 2010

D. A. Carson: Mateus 23:37

“Jerusalém, Jerusalém,  você que mata os profetas, e apedreja os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! Eis que suas casas ficarão desertas; Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.”

A quase exata equivalência verbal entre estes versos e Lucas 13:34-35 torna quase certo que ambos, Mateus e Lucas, estão seguindo a mesma fonte escrita (Q?) e, portanto, que pelo menos um dos dois evangelistas deslocou esta oração de seu lugar na vida de Jesus. Certamente, o lamento é mais essencial para o cenário em Mateus do que em Lucas (cf. Suggs, pp. 64-66; Garland, pp. 187-97). Jesus, sem dúvida, lamentou sobre a cidade em outras ocasiões (Lc 19:41-44), e a ampla compaixão das suas palavras é característica (Mt 9:35-38).


O efeito do lamento é duplo. Primeiro, ele atinge todas as desgraças anteriores com compaixão (note a duplicação de "Jerusalém" [cf. 2 Sam 18:33; 1 Reis 13:02, Jer 22:29; Lucas 10:41, 22:31]). Há também uma mudança do número de Jerusalém para as pessoas de Jerusalém: 

"Você [singular] que mata. . . enviado a você [singular.]. . . seus [singular*] filhos. . . suas [plural] casas. . . vocês [plural] não me vereis mais. "

O efeito se move da abstração da cidade para a realidade concreta das pessoas. As desgraças de Jesus em Mateus 23, portanto, vão muito além frustrações pessoais: são juízos divinos que, embora fruto da ira, nunca pôs em dúvida a a realidade do amor divino (ver discussão sobre 5:44-45).

Em segundo lugar, as implicações cristológicas são inevitáveis, porque Jesus, quer se identificando com Deus ou com a sabedoria, afirma ser aquele que desejava reunir e proteger esta nação rebelde. Colocando em outras palavras, o desejo de Jesus só pode pertencer ao Salvador de Israel, não a um de seus profetas. A autenticidade do lamento é freqüentemente negado com o fundamento de que o Jesus histórico não poderia ter dito isso (por exemplo, Suggs, p. 66). Mas é uma estranha crítica que a priori elimina qualquer possibilidade de ouvir o texto de tal forma a ouvir um Jesus histórico que não só era consciente de suas origens transcendentes, mas que, de muitas maneiras reinvindicava essa origem como parte de sua compassiva e redentora auto-revelação.

Os versículos 37-39 preservam o último registro das palavras públicas de Jesus a Israel. Jerusalém, a cidade de Davi, a cidade onde Deus se revelou em seu templo, tornou-se conhecida como a cidade que matara os profetas e apedrejara aqueles enviados a ela. Apedrejamento até a morte, prescrita na lei de Moisés para a idolatria (Dt 175, 7), feitiçaria (Lv 20:27), e vários outros crimes, está também previsto no Mishnah (M Sanhedrin 7:4) para os falsos profetas. Poderia também ser o resultado da violência da multidão (21:35, Atos 7:57-58) ou conspiração, que aparentemente é como Zacarias morreu (2 Cr 24:21). 

"Quantas vezes" pode olhar para trás ou seja para a história de Israel, Jesus identifica-se com a perspectiva histórica e transcendente de Deus (João 8:58); porém mais provavelmente, "quantas vezes" se refere à duração do ministério de Jesus. Durante o qual ele "muitas vezes" desejou recolher e abrigar Jerusalém (por metonímia, incluindo todos os judeus), como a galinha os seus pintos (cf. Dt 32:11; Pss 17:08, 36:7, 91:4, Jer 48:40) , pois, apesar das desgraças, Jesus, como o "Soberano Senhor" em Ezequiel 18:32, não tem "nenhum prazer na morte de ninguém”.

D. A. Carson, “Matthew” in The Expositor’s Bible Commentary, ed. Frank E. Gæbelein (Grand Rapids: Zondervan [Regency Reference Library], 1984), 8:486–487. [Some reformatting; bracketed material original; and underlining mine.]