sábado, 24 de julho de 2010

Martinho Lutero (1483–1546): Sermão sobre João 1:29

Eis o Cordeiro de Deus -  Parte 2 de 2

Quem puder acreditar com confiança que os pecados do mundo, incluindo os seus, foram colocados sobre os ombros de Cristo não vai ser facilmente enganado e iludido pelos espíritos cismáticos, que têm o hábito de nos citar os versos que tratam de boas obras e esmolas e dão a impressão de que boas obras limpam nossos pecados e adquirem a salvação. Um cristão pode refutar qualquer passagem que os espíritos facciosos possam apresentar sobre boas obras. Este texto cardinal ainda permanece intacto. Lê-se que eu não posso levar o meu pecado, ou render satisfação para ele, mas que Deus escolheu um sacrifício que foi abatido, assado na cruz, e comido. 


Após este Cordeiro todos os pecados foram aplacados. Um cristão não permitiria a si mesmo ser cortado à deriva disso, nem será levado de uma compreensão adequada do Evangelho. Deixe que eles ensinem ou preguem o que eles escolherem no mundo. Ele aderirá à fé simples e verdadeira e à palavras claras, a saber: "Se eu tivesse de alcançar alguma coisa por mim mesmo, então não teria sido necessário que o Filho de Deus morresse por mim.” João declara que é exclusivamente o Cordeiro, que carrega o pecado do mundo inteiro; caso contrário Ele não teria feito. Eu, também, encontrarei refúgio Nele. Você pode fazer o que quiser!


A lei, com certeza, pode ordenar a fazer isto e aquilo; ela também pode prescrever regras de conduta para a vida. Ela diz: "Não cobiçarás a mulher do próximo, os seus bens, sua honra; não matarás, não cometerás adultério, etc; dê esmolas." E isso é louvável e é bom cumprir com estes Mandamentos. Ao fazê-lo nos abstemos do pecado no mundo exterior. Mas é inútil tentar expurgar o pecado diante de Deus através da lei. A única coisa que é eficaz a este respeito é dita aqui: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" E em Is 53:6 nós lemos: "O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós." E mais uma vez (Is. 53:8): "O Senhor ferirá a Ele pela transgressão do meu povo." 

Tudo centraliza em Cristo. Portanto, um cristão deve aderir a este versículo com simplicidade de coração e não deixar ninguém roubá-lo dele. Então, ele estará ciente da a cegueira de todos os pagãos, dos papistas, e dos ímpios, que a si mesmos querem render satisfação com peregrinações e com boas obras. Eles fazem essas coisas e consolam-se com o purgatório. Mas eles são cegos. Porque as Escrituras Sagradas declaram que o pecado do mundo não está no mundo, ou o pecado de São João em São João ou de São Pedro em São Pedro, porque eles são incapazes de suportá-lo. O pecado do mundo está em Cristo, o Cordeiro de Deus. Ele dá um passo adiante e se torna um pecador vil, sim, o pecado em si (2 Coríntios. 5,21), como se Ele próprio tivesse cometido todos os pecados do mundo desde o seu início até ao seu fim. Este é o ofício, a missão e função do Cordeiro.

E agora, se a Sagrada Escritura contém versos que parecem sugerir que se deve expiar o pecado através de boas obras, você deve aplicá-los ao reino inferior de assuntos domésticos ou de governo temporal; ordene eles aos pais e as mães, e não use eles em uma tentativa de provar que as boas obras poderão apresentar a satisfação de seus pecados diante de Deus. As boas obras deixam o pecado sem suporte e sem pagamento; o Cordeiro tomou sobre si todos eles. Portanto pergunte a si mesmo se seria justo de Deus estar zangado conosco e nos punir, por nós termos saído das fileiras dos espíritos cismáticos do papa e do Turco. Porque o próprio Cordeiro prega-nos: "Vejam, como eu tomo os seus pecados!" No entanto, ninguém vai aceitá-lo. Se nós acreditássemos e aceitássemos, ninguém seria condenado. 

O que mais Cordeiro deve fazer? Ele diz: “Vocês estão todos condenados, mas vou tomar os seus pecados sobre mim. Eu me tornei o mundo inteiro. Eu incorporei todas as pessoas desde Adão até à minha pessoa.” Assim, Ele quer nos dar em troca de justiça os pecados que temos recebido de Adão. E eu devo responder: “Eu acredito que o meu querido, querido Senhor, o Cordeiro de Deus, tomou sobre Si todos os pecados." Ainda que o mundo não acredite e aceite isso. Se não fosse assim, ninguém estaria perdido.

Nós aprendemos que todos nós temos sido arremessados para o pecado pelo diabo e que o Cordeiro sozinho nos liberta. Recusar a crer nisso não é culpa de Cristo; é minha. Se eu não acreditar, eu estou destruído. Se eu não crer nisso, eu estou condenado. Isso para mim é simplesmente dizer que o Cordeiro de Deus levou sobre si o pecado do mundo. Eu tenho sido sinceramente ordenado a crer e confessar isso, e assim também morrer nessa fé.

Você pode dizer: “Quem sabe se Cristo também tomou o meu pecado? Eu não tenho nenhuma dúvida de que ele tomou sobre si o pecado de São Pedro, São Paulo, e de outros santos; essas foram pessoas piedosas. Oh, quem dera eu fosse como São Pedro ou São Paulo!” Você não ouviu o que disse São João em nosso texto: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”? E você não pode negar que também faz parte deste mundo, pois você nasceu de um homem e de mulher. Você não é uma vaca ou um porco. Daqui se segue que os seus pecados devem estar incluídos, bem como os pecados de São Pedro ou São Paulo. 

E da mesma forma que você é incapaz de expiar os seus pecados, assim também eles não foram capazes de expiar os pecados deles. Não há exceções aqui. Portanto, não ceda a seus próprios pensamentos, mas se apegue às palavras que garantem a você e todos os crentes o perdão dos pecados através do Cordeiro. Você não ouviu? Não há nada faltando no Cordeiro. Ele tomou sobre si todos os pecados do mundo desde o seu início, o que implica que ele também tomou o seu, e te oferece a graça.

Se alguém não participa e desfruta de tanta graça e misericórdia, ele não tem ninguém para culpar além de si mesmo e sua recusa a acreditar e aceitar isso. Ele diz para si mesmo: “Isto não se refere a você, mas somente a São Pedro e São Paulo. Eu devo me tornar um monge, invocar os santos, e fazer peregrinações.” Vá para o diabo se você se recusa a acreditar nessas palavras! Porque se você está no mundo e os vossos pecados fazem parte dos pecados do mundo, então o texto se aplica a você. Tudo o que as palavras “pecado”, “mundo”, e “o pecado do mundo desde o seu início até ao seu fim” denotar - tudo isso recai exclusivamente sobre o Cordeiro de Deus. E uma vez que são parte integrante deste mundo e permanecem neste mundo, os benefícios mencionados no texto, é claro, também reverterão a seu favor..

É extremamente importante que nós saibamos onde nossos pecados foram colocados. A Lei depositou eles em nossa consciência e os empurrou para dentro de nossa alma. Mas Deus os toma de nós e os coloca sobre os ombros do Cordeiro. Se o pecado repousasse sobre mim e sobre o mundo estaríamos perdidos; pois isso seria muito pesado e opressivo. Deus diz: "Eu sei que o seu pecado é insuportável para você, portanto, eis que vou colocá-lo sobre Meu Cordeiro e vou aliviá-lo do mesmo. Creia nisso! 

Se você  não fizer isso, você será entregue ao pecado. “Existem apenas duas moradas para o pecado: ou reside com você, pesando em você, ou ele está em Cristo, o Cordeiro de Deus. Se é carregado sobre suas costas, você está perdido; mas se ele descansa em Cristo, você está livre e salvo. Agora, faça sua escolha! De acordo com a lei, esteja certo, o pecado deve permanecer sobre você; mas pela graça o pecado foi lançado sobre Cristo, o Cordeiro. Faltando esta graça, nós devemos estar condenados em uma prestação de contas com Deus.

Essas são claras, simples e poderosas palavras, reforçadas pelo esplêndido e belo retrato de São João apontando para o Cordeiro com o dedo. Eu sempre gostei de tais imagens; por exemplo, aquela na qual o cordeiro pascal é representado carregando uma bandeira pequena, ou a imagem da crucificação. Mas no papado nunca compreendemos seu verdadeiro significado. 

Esta é a mensagem que queria transmitir: "Veja, homem! De acordo com a lei e a justiça os seus pecados devem repousar sobre você. Mas o Cordeiro que eu exibo aqui tomou os seus pecados pela graça. Este pecado foi colocado sobre o Cordeiro. Agora você é santo, justo e livre do pecado; você tem sido salvo por causa do Cordeiro. Portanto você tem que saber que você não carrega seu próprio pecado. Pois se fosse assim você estaria perdido; a Lei condenaria e executaria você. Mas veja, Deus livrou você de seus pecados e os colocou no Cordeiro. E, assim, você é salvo, não por sua própria causa, mas por causa Dele.” Martin Luther, “Sermons on the Gospel of St. John: Chapters 1-4,” in Luther’s Works, John 1:29, 22:161-170.

Fonte: http://calvinandcalvinism.com/?p=180

Sem comentários:

Enviar um comentário