sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Norman Douty: João 17:9

Em seus comentários sobre este verso na magnífica oração sacerdotal (“Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus”), o bispo Ryle diz:

“Não há como fugir do texto que diz dos perversos que eles ‘negarão o Senhor que os resgatou’ (2Pe 2.1). A interpretação mais justa e honesta do texto, ‘Deus amou o mundo de tal maneira’ (Jo 3.16), é considerar ‘o mundo’ como significando toda a humanidade....

“Não cederei espaço para ninguém em manter que Jesus ama toda a humanidade, veio ao mundo por todos, morreu por todos, proporcionou redenção suficiente para todos, faz um apelo a todos, convida todos, comanda todos a se arrepender e crer; e deve ser oferecido a todos – livremente, completamente, irrestritamente, diretamente, incondicionalmente, - sem dinheiro e sem preço. Se eu não defendesse isto, eu não ousaria entrar em um púlpito, e não saberia como pregar o Evangelho.”[28]

As palavras, “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo,” não podem ser razoavelmente tomadas para significar que, nesta oração sacerdotal, Cristo não rogou, alguma vez, pelo mundo. Esta opinião está em desacordo com Seu último pedido por aqueles que deviam crer nele pela palavra dos apóstolos (v. 20). Antes de sua fé, estes futuros convertidos eram ainda uma parte do mundo. Além disso, no verso 21 Ele orou “para que o mundo creia que tu me enviaste;” e o verso 23, “para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.” Veja o Capítulo III.4.

Sem comentários:

Enviar um comentário