sábado, 2 de janeiro de 2010

Eric Svendsen: 2 Pedro 2:1

Agora, as passagens que apresentam diferentes níveis de dificuldade para o defensor da expiação limitada. A primeira que eu colocaria é 2 Pedro 2:1:

"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou [ou: comprou], trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”

Repare que dos “falsos mestres” que irão ser “destruidos” foi dito terem sido “comprados” pelo Mestre. Em outras palavras, não há dúvida de que isso se refere aos não-eleitos (eles serão destruídos), e não há dúvida de que a linguagem redentiva está sendo empregada (eles foram “comprados/resgatados" pelo Mestre) . A palavra "comprados" (agorazo) é a palavra técnica para “resgatar”, que significa "comprar, adquirir, resgatar, ou redimir." É a mesma palavra usada em 1 Coríntios 6:20:

"Porque fostes comprados por bom preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo."

e 1 Coríntios 7:23:

"Fostes comprados por bom preço; não vos torneis escravos dos homens"

e em Apocalipse 5:9,

"Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação."

Eu li todas as tentativas de explicar essa passagem pelos que defendem a expiação limitada e nenhuma delas é satisfatória, pois todas as explicações simplesmente assumem que a redenção in toto é algo que foi totalmente cumprido na cruz. Se alguém não começar com essa premissa, então pode facilmente explicar como alguém pode ser "comprado" (resgatado/redimido), no estágio da cruz (Cristo levou seus pecados), sem dar o salto exegético de afirmar que se trata de alguém que foi (ou será sempre) justificado. 

"Redenção" (como a palavra "salvação" e "santificação") engloba várias etapas, das quais apenas uma é a morte de Cristo na cruz. Aquele que foi redimido também deve crer e ser justificado, e, então ser glorificado antes que a completa redenção tenha ocorrido. A glorificação de nossos corpos - o ponto em que Cristo "transformará o nosso corpo humilde de forma que será como o seu corpo glorioso" é chamado de "redenção do nosso corpo" (Rm 8:23). Em outras palavras, parte de mim ainda não foi redimida. No entanto, ninguém contenderia que nós, que somos justificados, não tenhamos já sido em algum sentido redimidos, reconhecendo, neste caso, pelo menos, duas etapas da redenção. De fato, Paulo afirma em seguinda que:

“Porque, na esperança [da redenção dos nossos corpos], fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Rom 8:24-25)

Nós ainda não "tivemos" a redenção final, mesmo que já tenhamos, pelo menos, um estágio dela. E assim, podemos reconhecer um “estágio” anterior da redenção que teve lugar na cruz, sem postular que neste estágio da redenção foi uma “completa” redenção que já "salvou" a todos por quem ela foi feita. Assim, alguém pode ser "resgatado" no sentido de que ele foi "comprado" pela morte de Cristo sem ser justificado e sem participar da redenção final.